terça-feira, 27 de novembro de 2012

Macarrão com Legumes


Final do ano está chegando e todo mundo tem uma preocupação... manter (ou encontrar) a forma pro verão! O meu projeto verão durou exatos 2 dias de caminhada no lago (a preguiça falou mais alto depois) e resultou em comidas um pouco mais saudáveis. Esse macarrão eu fiz um dia depois de caminhar e cá entre nós, ficou muito bom!

Ingredientes

250g de macarrão integral
200 gr. de carne cortada em cubinhos (pode ser patinho, coxão mole...) temperada com azeite e alecrim
Meia cebola
3 dentes de alho
1 cenoura cortada em rodelas
200 gr. de brócolis (no mercado não tinha o fresco, então comprei o congelado)
1 pimentão verde em cubinhos
3 colheres de sopa de vinho tinto
Sal, pimenta


Quando todo os ingredientes estiverem picados, você já pode colocar a água do macarrão pra ferver, pois o macarrão integral demora um pouco mais pra cozinhar do que os outros.
Cozinhe o brócolis e a cenoura, e quando estiverem quase cozidos, acrescente o pimentão. Desligue e reserve.
Refogue a cebola e o alho no azeite, refogue a carne! Quando a carne estiver pronta, acrescente o vinho tinto e tampe a panela. Quando o vinho tiver evaporado, acrescente a cenoura, o brócolis e o pimentão!
Misture todos os ingredientes para que todos peguem o tempero da carne e do vinho.
Tempere a gosto com sal e pimenta.
Acrescente a mistura ao macarrão integral e sirva em seguida!

Pra servir:
Aproveite a comida saudável e faça um bom suco natural, adoro de abacaxi com hortelã, ou de polpa de acerola!

De quem eu lembro?!
Esse pela primeira vez, não lembro de ninguém, hehe!

sábado, 3 de novembro de 2012

Macarrão de Forno




Ingredientes

1 pacote de macarrão talharim
1 lata de milho
1 maço de brócolis cozido e picado
150 g de presunto picado
150g de mussarela
100 g de bacon em cubos
1 caixinha de creme de leite
1 copo de requeijão
2 xícaras de leite
1 colher de sopa de maizena ou farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
2 dentes de alho
Sal
Noz Moscada

Cozinhe o macarrão e deixe ele al dente, pois ele vai cozinhar um pouco mais quando for gratinar. Reserve.

Derreta a manteiga em uma panela (grande, pois todos os ingredientes serão misturados aqui, inclusive o macarrão) e refogue o bacon, deixe dourar bem. Coloque a maizena e misture bem para dissolve-la, acrescente o leite aos poucos e não pare de mexer. Acrescente o creme de leite e o requeijão e continue mexendo, deixe cozinhar por uns 3 minutos. Junte o brócolis, o presunto e o milho, tempere com sal, noz moscada (gosto sempre de colocar um pouco de pimenta também) misture tudo e deixe cozinhar um pouco para os sabores se misturarem.
Junte o macarrão e misture devagar para que os ingredientes não se desfaçam.
Transfira tudo para uma travessa e coloque o queijo por cima (eu comprei  um pedaço de mussarela e ralei, acho que o queijo fica mais encorpado ao macarrão quando derrete).
Leve ao forno para o queijo derreter e está pronto.

Pra servir:
Sirva sozinho mesmo, ou com batata palha e uma salada verde.
Também pode acrescentar na receita palmito ou champignon.

De quem eu lembro?!
Da Gabi e da Isa Moraes, as irmãs que foram cobaias desse prato, no dia em que decidi que a cada semana faria um prato diferente para experimentar (tenho tentado fazer isso todos os fds, rs).

Até a próxima... Bom apetite =)

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Macarrão com gorgonzola e filé

Bom Dia Gente! Demorei um pouco pra voltar aqui, pois passei um final de semana em Ibitinga e outro provando a culinária Alemã (em breve uma receita aqui pra vocês), mas agora estou de volta... E a receita de hoje, é esse macarrão com gorgonzola e filé que ficou muito bom!



Carne

500 g de carne cortada em cubinhos para strogonoff (pode ser patinho, filé mignon ou a carne de sua preferencia)
200 g de champignon
1 xícara de chá de vinho tinto seco
6 dentes de alho
Azeite, manteiga, salsinha e cebolinha, pimenta do reino, sal

Em uma frigideira, aqueça bem um pouco de azeite e manteiga, frite o alho e refogue (bastante) a carne, acrescente o champignon, a salsinha, a cebolinha. Acrescente o vinho e tampe a panela para que o vinho não evapore totalmente e junto com a água da carne, vire um molho espesso (não fica muito molho na panela, apenas um pouco). Experimente o tempero da carne, e tempere a gosto com pimenta do reino e sal

Molho de Gorgonzola

150 g de gorgonzola
1 caixinha de creme de leite
1/2 xícara de leite

Em uma panela, derreta o queijo e acrescente aos poucos o leite e o creme de leite. O molho fica bem grosso.

Macarrão

Cozinhe meio pacote de macarrão (de preferencia penne), e deixe "al dente". Quando for servir, aqueça em uma panela um pouco de azeite e salteie o macarrão na panela - se achar necessário coloque uma pitada de sal (cuidado com o sal, pois o molho já leva queijo gorgonzola)

Pra servir:
Coloque o molho no prato e o macarrão por cima, ao lado a carne. Enfeite com salsinha!
O vinho da foto é um branco frisante.

De quem eu lembro?!
Esse macarrão eu fiz pra comemorar 1 ano e 4 meses de namoro, então claro, lembro do meu namorado Bruno Giansante, que foi (e na maioria das vezes é) cobaia das minhas receitas.

Até a próxima... Bom apetite =)


sábado, 29 de setembro de 2012

Polenta Mole


A primeira receita não poderia ser outra, se não, a famosa Polenta Mole. Quando estudava, adorava comer a merenda da escola, e de tanto ser apaixonada pela polenta mole da escola, até as tias da merenda vinham me avisar quando esse era o cardápio do dia. Por gostar tanto assim, e sempre fazer, é com ela que começo as minhas postagens...

Polenta Mole
7 copos americanos de água
3 copos americanos de fubá
2 dente de alho amassados
2 caldos de carne

Refogue em uma panela de pressão, os dentes de alho e os caldos de carne. Coloque a água na panela e dissolva o fubá. Misture até que comece a ferver, nesse momento, tampe a panela e quando pegar pressão, conte 20 minutos (por anos eu fiquei engrossando a polenta na panela, mexendo com uma colher grande de pau, isso me rendeu vários queimados no dedo, pois quando a polenta começa a ferver, ela borbulha e "explode", então mudei pra panela de pressão, fica a mesma coisa e é muito mais fácil). A polenta está pronta.

Molho de Carne Moída
500 gramas de carne moída
1 sachê de molho pronto
Alho, cebola, temperos a gosto

Frite a cebola e alho (eu gosto de bastante dos dois), refogue a carne moída e junte o molho pronto. Gosto de colocar alecrim, acho que dá um gosto bem diferente. O molho está pronto, sem segredo nenhum, gosto de deixar ele mais grosso (mais carne do que molho).
Ao servir a polenta, coloque em um prato fundo, muita mussarela (em fatias, ou ralada), coloque a polenta bem quente e o molho... nem precisa dizer que a mussarela derrete e faz toda a diferença na receita.

Opções: Também faço o molho com pedaços de peito de frango ou também com calabresa fresca (corto a pele da calabresa e tiro toda a carne de dentro, pico em pedaços pequenos e refogo na panela, do mesmo jeito que a carne).

De quem eu lembro?!
Sempre as receitas nos lembram  alguém ou algum momento... Essa em especial, impossível não lembrar da minha irmã Samanta, da Michelle Innocente e do Diego Lepera. Ir passar o fds em Ibitinga, significa ter que fazer essa polenta pra esse povo, rs!

Até a próxima... Bom Apetite =)