Oi Galerinha!
Sempre quis me arriscar com alguma massa (a unica que tinha feito era torta de liquidificador, mas isso não conta), e há dias tenho atormentado minha mãe pra me ajudar.
Não posso dizer que o êxito dessa receita é totalmente meu, afinal, minha mãe estava me supervisionando, rs! Mas já foi um grande passo. Prometo que a próxima vez farei sozinha alguma massa pra testar minha capacidade!
Esse Rocambole é muito fácil de fazer, e pensar nele quentinho dá até água na boca. Essa receita sempre foi feita com presunto e queijo, mas a sua imaginação pode inventar outros recheios: atum, frango desfiado, peito de peru...
Vamos a receita então!
Ingredientes
1/2 quilo de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leito morno
2 colheres (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
50 g de fermento de padaria
1 xícara de óleo
Recheio
Presunto fatiado
Mussarela fatiada
Tomate
Orégano
Em uma travessa, coloque o fermento e o açúcar, misture. Ele vai dissolver (igual a foto), fica uma mistura liquida. Depois de dissolvido, acrescente o sal, o leite e o óleo. Misture tudo e vá acrescentando a farinha. Coloque metade da farinha e mexa bem, depois acrescente o restante, fica mais fácil da farinha encorporar com a mistura.
Amasse bem até perceber que a massa ficou homogênea.
Com um rolo, abra a massa (não pode ficar muito fina, porque você vai enrolar como rocambole e nem muito grossa). Essa "bola de massa" da foto, rende dois rocamboles, você pode fazer um só bem grande ou dois, como minha mãe sempre fez (um com tomate e o outro sem, meu pai não suporta tomate). Coloque as fatias de presunto, de queijo e o tomate. Salpique orégano por cima do recheio e enrole igual rocambole.
Nota da minha mãe: se for fazer com outro recheio, não coloque recheio quente em massas que levam fermento de padaria, segundo ela a massa não cresce. E como não testei isso ainda, e confio muito nos dotes culinários da minha mãe, achei melhor repassar a informação (mas prometo fazer o teste).
Antes de ir pro forno, bata um ovo (pode tirar um pouco da clara), e pincele os rocamboles. Assim ele fica mais douradinho quando assar.
Pré aqueça o forno por 5 minutos - 180 graus. Leve os rocamboles ao forno por cerca de 20 minutos (é bem rápido mesmo).
O resultado final...
Pra servir:
O rocambole já basta! Mas sempre gosto de comer com um molho de pimenta.
De quem eu lembro?!
Esse rocambole é um tanto quanto antigo na família. Lembro dele quando minha mãe fazia, ainda em SP (detalhe que esse ano completamos 17 anos de mudança para Ibitinga). Então esse rocambole eu lembro do meu pai, minha mãe e minha irmã, e da gente comendo ele na mesinha da sala no sábado a noite.
Até a próxima... Bom apetite =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário